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10/09/2020

Saiba como avaliar os resultados da sua empresa com KPIs.

Avaliar a performance de uma organização nos mais diversos aspectos é extremamente relevante para que a organização possa promover melhorias contínuas de seus processos e alcançar seus resultados. Assim, há diferentes tipos de indicadores de desempenho, conhecidos como os KPIs (Key Performance Indicator) ou também como Indicador Chave de Desempenho.

Os indicadores de desempenho são ferramentas usadas para mensurar a performance de uma empresa em relação as metas e objetivos específicos. E a partir desses indicadores que são avaliadas as ações, estratégias e as decisões de negócio com base em seus respectivos resultados. São também ferramentas extremamente relevantes na comunicação organizacional. Pois, sua divulgação leva a um maior engajamento entre colaboradores, com esse conhecimento sobre os resultados alcançados as equipes passam a entender melhor sua função na organização e desse modo, são motivados a contribuir para o crescimento da organização. Os principais benefícios de implementar os indicadores de desempenho são:

  • Visão mais ampla sobre os processos da organização;
  • Maior clareza sobre a eficácia e a eficiência das estratégias implementadas;
  • Maior assertividade na tomada de decisões;
  • Processos mais organizados;
  • Facilidade na identificação e solução de problemas;

Os principais indicadores de desempenho são:

  •  Indicador de Produtividade: 

É um indicador que se refere ao desempenho da empresa, a relação entre recursos necessários para realizar e o que foi realizado. Para melhor análise, geralmente é acompanhado em percentuais, onde calculamos:

Produtividade = Output (Saída) / Input (Entrada)Na incorporação imobiliária é usado para mensurar os números de reversões de cancelamento e percentual de realização da carteira de recebimentos.

  • Indicador de Qualidade: 

Se refere ao índice de qualidade do processo ou produto. Pode ser mensurado por peças com defeitos ou erros nos processos, assim como também em uma pesquisa de satisfação.

Na incorporação imobiliária e gestão de carteira de clientes é usado a pesquisa de satisfação do cliente para obtenção do resultado desse indicador.

  • Indicador de Capacidade: 

Mostra a quantidade capaz de produção de um funcionário, empresa ou equipe por determinado período.

Na incorporação imobiliária é usado para avaliar os números de processos internos da empresa. Como, por exemplo: número de Negociações; Contratos Assinados; Termos Aditivos.

Seguem algumas dicas para ter indicadores de sucesso:

  • Tenha seus objetivos definidos;
  • Tenha um fluxo de processos estruturado;
  • Não ter indicadores em excesso (focar naqueles que sejam relevantes para o seu objetivo);
  • Mantenha datas pré-definidas para acompanhamento e análise crítica dos resultados.

Os principais indicadores de desempenhos não devem ser analisados e implementados isoladamente. Apesar de atenderem a necessidades específicas, os indicadores exercem influência uns sobre os outros. Os indicadores de desempenho devem estar sempre alinhados com os objetivos estratégicos da organização.

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