capa-raizes02-21581012.png

24/08/2022

O Festival do Folclore de Olmpia de 2022 foi um sucesso! Confira o que aconteceu e a importncia desse evento para a cultura nacional.


Aprofundando as raízes

A cultura, de acordo com as ciências da sociedade, é um conjunto de normas de comportamento, saberes, hábitos e crenças compartilhadas por um grupo de pessoas. Sabendo disso, podemos afirmar que a cultura está para cada ser humano como uma raiz está para a árvore. É ela que nos nutre, nos molda e, principalmente, nos liga às pessoas a nossa volta.

Nada mais normal do que celebrar tudo isso, não?

Olímpia tem uma maneira muito própria de comemorar sua cultura. O que antes era um trabalho escolar orientado pelo professor José Sant’anna se tornou um dos maiores eventos culturais do Brasil.


Celebrando a cultura de Olímpia e do Brasil

Em 2022 tivemos a 58ª edição do Festival de Folclore de Olímpia, pela primeira vez no formato totalmente presencial desde o início da pandemia de Covid-19. De acordo com a prefeitura da Estância Turística, a grande expectativa para a retomada presencial do festival foi totalmente superada!

Mais de 25 mil pessoas estiveram presentes na abertura. Segundo a Comissão Organizadora, mais de 160 mil pessoas passaram pelo festival durante os nove dias. Esse é o maior público registrado na história, com destaque para os dois sábados.

Além do público presencial, a programação também foi transmitida ao vivo no Youtube e Facebook oficiais do FEFOL. No primeiro fim de semana, cerca de 17 mil visualizações foram computadas nos canais, alcançando mais de 20.400 pessoas. Mais de 100 mil visualizações foram registradas nas transmissões ao vivo da programação ao longo dos nove dias, com pessoas alcançadas em outros 20 países.

As redes sociais do festival cresceram significativamente neste ano, com aumento de mais de 240% no alcance, no último mês, no Instagram do FEFOL. Foram cerca de 70 mil visualizações nas postagens e 400 mil impressões na rede, de forma orgânica.

Realizado entre os dias 06 e 14 de agosto, o 58º FEFOL reuniu mais de 50 grupos folclóricos e parafolclóricos de 18 estados brasileiros, com destaque para Santa Catarina, de onde veio o grupo homenageado da edição, a Associação Folclórica Boi de Mamão do Pantanal, de Florianópolis, que foi inspiração para o Espetáculo de Abertura preparado pela Secretaria Municipal de Educação de Olímpia, com alunos da rede municipal de ensino e grupos convidados.


O que vem pela frente

Em 2023, o evento ocorrerá de 05 a 13 de agosto. A expectativa é de, mais uma vez, surpreender a população com diversão e conhecimento que aprofundem cada vez mais as raízes culturais de Olímpia.


Fonte:
https://www.folcloreolimpia.com.br/

Compartilhar esta notcia